domingo, 25 de maio de 2014

Tiroteio no centro de Bruxelas deixa 3 mortos e 1 gravemente ferido

Sablon - Bruxelas 
Reprodução google imagens

Um episódio de extrema violência ocorreu ontem em Bruxelas por volta das 15h50 no bairro do Sablon, localidade conhecida como centro histórico da capital e por suas lojas de antigüidade.

Reprodução google imagens

Uma pessoa armada invadiu o Museu judaico da Bélgica abrindo fogo. O ataque fez três vitimas fatais, um casal de turista de Israel e uma francesa que realizava trabalho voluntário.
Uma pessoa está internada em estado grave e corre risco de vida.
A policia já localizou um suspeito que aparentemente deixou o local em um Audi preto, mais existe ainda um outro suspeito que teria fugido a pé.
As autoridades locais estão analisando as câmeras de vigilância próximas ao local para encontrar pistas sobre o atentado.
As vésperas de um importante dia eleitoral no país, (hoje os belgas irão escolher seus representantes no Parlamento Europeu e os deputados do Parlamento nacional e regional) o vice-primeiro ministro Didier Reynders se demostrou chocado. A ministra do interior Joelle Milque declarou que tudo aponta para um atentado anti-semita. 
O primeiro ministro Elio di Rupo desejou condolência as famílias das vítimas pelo twitter e fez um comunicado oficial para os veículos de informação local.

Muito chocado pelos acontecimento em Bruxelas. Minhas sinceras condolências e todo o meu apoio as famílias das vítimas e aos seus próximos. 
Reprodução Twitter

A Bélgica tem uma população judaica de 42 mil pessoas, sendo metade delas residentes em Bruxelas.
O líder da comunidade judaica, Julien Klener, também acredita em uma motivação anti-semita : É só uma probabilidade, mas isto foi feito por alguém que não visava o museu mas o adjetivo "Judeu".

O Brussels Jazz Marathon que acontecia na praça do Sablon foi interrompido.

Janaina Póvoa




Nenhum comentário: