segunda-feira, 5 de maio de 2014

Stromae a voz belga

Filho de um ruandense e uma belga, Paul Van Haver nasceu em Bruxelas em 1985 e teve contato com seu pai apenas três vezes em sua vida.
Ainda criança, Van Haver já mostrava interesse pela música e frequentou 'l'Académie Musicale de Jette, onde estudou história da música e aprendeu a tocar bateria.
Em 2000, apareceu como um rapper chamado Opmaestro, mas depois mudou seu nome artístico para Stromae (uma inversão silábica de "Maestro", prática chamada verlan*). Foi com este nome que Van Haver se tornou bem sucedido.
Em 2009, Vincent Verbelen, Music Manager, ficou impressionado com o talento de Stromae no primeiro single "Alors on danse" e decidiu pô-lo ao ar pela primeira vez na NRJ. A resposta dos ouvintes foi de extremo entusiasmo e a carreira de Stromae foi lançada. As vendas rapidamente subiram para o topo na Bélgica, em apenas uma questão de semanas.
Maio de 2010, a faixa "Alors On Danse" chegou em primeiro lugar como a mais tocada na França, Romênia, Holanda, Grécia, Alemanha, Áustria, Turquia, Suíça, Itália, Dinamarca, Bélgica e República Checa.
Nessa mesma época, um remix de seu sucesso, Alors On Danse, foi feita por Kanye West e por ele próprio.
De sua música e suas influências, ele disse:. "Eu estava em um pequeno grupo fazendo rap, aí eu pensei que ao invés de copiar o som dos franceses, eu deveria focar mais em um estilo americano, mas dar-lhe um toque europeu. E então eu redescobri o estilo de música Eurodance 90. Por muito tempo nós ficamos envergonhados desse som, mas na verdade há muito para descobrir, pois ela tem suas raízes em tudo, de "house music" à salsa. Eu também admiro muito Jacques Brel - ele foi uma enorme influência - mas também sons cubano e rumba congolesa que ouvia quando criança, " aquelas músicas mexeram com toda a África ".
O crítico Molloy Woodcraft disse: "Ele combina sintetizadores e batidas eletro dos anos 90 com um jeito descontraído para dar um efeito hipnótico".
Depois de Alors on danse, fora da mídia, no dia 21 de Maio de 2013 Stromae preparou um retorno surpreendente! Ele decidiu, com uma tacada de mestre, simular uma performance em plena rua de Bruxelas. Aparentemente bêbado, ele cantava sua nova canção na estação de metro Louise, um dos locais mais conhecidos da capital européia. Rápidamente, pessoas que estavão no local jogaram, na internet, vídeos apontando uma possível decadência do cantor. Os vídeos se tornaram viral. Dias depois, o seu novo video clipe estava rodando em toda a europa, compostos com cenas de sua simulação.
"Formidable" entrou para a lista das músicas mais tocadas e se tornou tema da seleção belga nas eliminatórias para a copa.


Ainda na mesma época, estava na lista de paradas de sucesso, Papaoutai (Onde você está papai) e Tous les mêmes (Todos iguais), nitidamente, canções da história de sua infância. 

                                                                  Tradução

                                                                        
                                                Tradução

Vale a pena conferir os clipes e a letra das músicas. Para mim, um artista completo!
Parabéns Stromae ;)
Bjs Janaina Póvoa

* Verlan é uma maneira de se expressar em língua francesa caracterizada pela inversão da posição das sílabas ou das letras da palavra. O nome vem de l'envers que significa "o inverso".

Nenhum comentário: