quinta-feira, 29 de maio de 2014

Filme brasileiro rodado entre Brasil e Alemanha está gerando polêmica no Brasil.

Reprodução do Google


Praia do futuro é o novo filme protagonizado por Wagner Moura.
Projeto rodado entre Fortaleza e Berlim, o filme mostra o relacionamento entre dois homens.
O filme é dividido em três capítulos. No primeiro, dois turistas alemães estão nadando na praia do Futuro, no Ceará, e um deles acaba se afogando.
O salva-vidas Donato (Wagner Moura) que tentou resgatar os turistas precisa dar a noticia a Konrad (Clemens Schick) que seu amigo morreu e o corpo ainda não foi encontrado. A partir dessa morte, um novo sentimento entre os dois homens nasce.
Entretanto, Konrad precisa voltar para a Alemanha e Donato resolve ir junto abandonando a família, em especial seu irmão, que o vê como um herói.
No segundo capítulo, o filme mostra os dois tentando construir uma vida a dois no país. Nesse momento é também intensificado as diferenças entre as praias do Ceará e o frio de Berlim e a difícil adaptação de Donato a essa nova realidade. (Choque cultural
O final se desenvolve a partir dos conflitos entre os irmãos Donato e Ayrton (Jesuíta Barbosa), que vai até a Alemanha questionar seu abandono.
Reprodução do Google

O Filme que vem gerando polêmica no Brasil por conter cenas de sexo entre dois homens, esta desagradando o público que está abandonando a sessão logo nos primeiros minutos de exibição.
Devido a isso, os cinemas estão avisando aos telespectadores sobre as cenas de sexo gay antes de entrarem na sala.

Reprodução do Google

Entretanto, essa atitude homofóbica causou revolta nas redes sociais e o diretor do filme Karim Aïnouz e o ator Wagner Moura deram depoimentos condenando essas ações e falando que a relação entre dois homens deveria ser vista com a mesma naturalidade da relação entre um homem e uma mulher. 
A página do Facebook do filme também criou a campanha #HomofobiaNãoéANossaPraia para combater a intolêrancia.


A equipe usou cenas do filme para fazer uma campanha satirizando os avisos que o público está recebendo sobre as cenas de sexo gay na entrada do cinema.


Mas além das criticas um tanto quanto homofóbicas sobre as cenas de sexo, um outro problema vem chamando a atenção.
Parece que os brasileiros não gostaram de ver o "herói de todos os problemas do Brasil",  o Capitão Nascimento, papel de Wagner Moura em Tropa de elite, agora interpretando um personagem homosexual.
E como a vida sempre imita a arte, a reação nas salas de cinema prova como o Brasil é  despreparado, desinformado, preconceituoso e retrógrado.
Enquanto outros países proporcionam para seus cidadãos a chance de externar quem sempre fomos internamente, o Brasil - por conta desses imbecis que são os primeiros a dizer: "Eu não paguei para ver essa viadagem"- faz com que verdadeiros heróis como Donato precisem abandonar suas famílias para poderem viver em países que, tanto a homosexualida quanto filmes que explicam a relação de duas pessoas do mesmo sexo, sejam vistas com a mesma naturalidade de uma relação hetero.
O diretor, que pode ser considerado um dos melhores do Brasil, responsável por filmes como Madame Satã, traz um obra que deixa para você perceber os sentimentos do personagem, se concentrando em gestos e olhares e deixando o diálogo em segundo plano ...
O filme que causou ótimas impressões no festival de cinema de Berlim (Berlinale) mas que está sendo rejeitado e criticado no Brasil ... 
A assistir ...



Janaina Póvoa

















Nenhum comentário: