sexta-feira, 16 de maio de 2014

Festa dos vizinhos

E se eu convidasse meu vizinho para beber algo?
Pois esse dia é hoje!

Em 1999, Atanase Périfan da Associação "Amigos de Paris " lançou a Operação "Residências em festa" na França.
Com o slogan, "Sem bairro para a indiferença", seu objetivo era fortalecer laços de proximidade, desenvolvendo um sentimento de pertença a uma mesma área. Criando a solidariedade entre vizinhos e mobilizando contra o isolamento e a exclusão .
Em 2003, a primeira edição de Residências em festa foi lançada em Bruxelas.
Sucesso imediato, mais de 10.000 bruxelenses participaram.
Assim, " Residências em festa ", rebatizado para "Festa dos vizinhos" transformou-se neste grande evento que conhecemos hoje, com em 2013 nada menos que 550 mil participantes na Bélgica e mais de 16 milhões em 36 países no mundo. O evento "Dia dos vizinhos europeus", agora é oficialmente reconhecida pelas instituições europeias e comemora seu 10 º aniversário este ano!

Mas a iniciativa também já ultrapassa as fronteiras da Europa. Novos países, como o Canadá, mostram um grande interesse nos valores do Dia dos vizinhos .
Eu aposto que não vai parar por aí e a arte de "boa vizinhança" continuará a dar o seu jeitinho ...
Vamos, naturalmente, manter essa corrente !

Deixa eu descer que hoje eu tenho um encontro com meus vizinhos ;)
Bom final de semana
Janaina Póvoa



Nenhum comentário: