quinta-feira, 29 de maio de 2014

02 ficções - Primeira peça brasileira que assisti na Bélgica.

Reprodução Google

Descubro a peça quase sem querer, em um grupo no Facebook da comunidade brasileira na Bélgica.
Entro no site - o fato se ser uma peça brasileira em Bruxelas já me leva quase que instantaneamente a comprar o ingresso - leio a descrição. Fico intrigada com o diretor mineiro Leonardo Moreira propondo uma mistura entre ficção e realidade.

Foto Janaina Póvoa

Com o ingresso comprado, me pergunto quais ferramentas eles utilizarão para realizar uma peça brasileira a um público europeu.
No período entre a compra do ingresso e o dia da peça, entro em contato com o diretor. Eu e minha curiosidade, gostaríamos muito de encontrá-los (Cia Hiato), saber como eles vieram parar em Bruxelas.
Infelizmente, pois eles já estava a caminho da capital europeia, o máximo que consegui foi um bate papo antes da peça começar com uma das organizadoras, que me sugeriu aguardar ao final do espetáculo.

Foto Janaina Póvoa

Abrem-se as portas, somos convidados a nos instalarmos aonde quisermos. Procuro um lugar onde fico de frente para o diretor. Sim, ele está ali, em cena ... É o narrador (em português), que junto com seu intérprete introduz o espetáculo. Eu escuto as explicações, ora em minha língua mãe, ora em Francês. Um sentimento curioso, mas que me faz sorrir! Acho que porque, enquanto ele conta um pouco da sua história/peça ele lança sutis detalhes da vida de um astronauta.


Reprodução KUNSTENFESTIVALDESARTS

Os atores entram em cena, os contrarregras viram atores, os atores viram contrarregras.
Várias nudez, mas o hipnótico mesmo são os cotonetes.
Uma cena de masturbação que nos leva à gargalhadas. Meu olhar atento aos atores e ao telão que figura as legendas ... em Francês e em Flamengo.

Reprodução KUNSTENFESTIVALDESARTS

Movimentos, movimentos, movimentos ... E nessa mistura de ações e palavras, Leo, o diretor, vai deixando seus comentários seguido pelo simpático intérprete.
Ora fico confusa, ora percebo tudo! A mistura da realidade e da ficção está mais que nunca em mim presente ...

 Foto Janaina Póvoa


Os atores também dão suas explicações entre um movimento e outro, entre uma palavra ou não.
Uma discussão do processo criativo da companhia, uma ficção mascarada de realidade ...
Uma sensação de obra não acabada, porque uma realidade ainda não se acabou!


Fotos Janaina Póvoa


Obrigada Cia Hiato e Leonardo Moreira!
Janaina Póvoa



Nenhum comentário: