segunda-feira, 26 de maio de 2014

Livro de italiano traz sociedade brasileira como exemplo



E se eu te dissesse hoje, que o Brasil é, sim, um modelo a ser seguido por todo o mundo?


Esta é a opinião do sociólogo italiano Domenico De Masi, o professor da Universidade La Sapienza, em Roma, que esteve ao Brasil lançando seu novo livro, O Futuro Chegou, sobre o nosso país.
No livro, ele defende que mesmo com o aumento progressivo de países democráticos e a difusão de informação e educação, o mundo se sente preso entre a desorientação e o medo. 
Para esta análise, ele estudou 15 modelos diferentes de sociedade.
Entre esses “tipos” de sociedade, no entanto, a brasileira ganha destaque na leitura de De Masi porque, para o autor, nosso modelo é o futuro, algo que deveria ser divulgado e estudado por outros países, inclusive os chamados “de Primeiro Mundo”. Não faltam motivos para o autor defender a ideia.




"O Brasil democrático de hoje demonstra que o seu futuro chegou, e não só pelo fato de ter um alto percentual de população jovem, mas também porque é uma das poucas democracias do planeta cujo PIB cresce há trinta anos, cujas distâncias sociais diminuem, a qualidade de vida melhora e a alternância no poder é assegurada por eleições democráticas regulares. É o único grande país que não trava guerras com nenhum outro nem quer dominar nenhuma nação. É a única economia na qual, por oito anos, um presidente sociólogo incrementou a riqueza nacional e por outros oito anos um presidente sindicalista tratou de redistribuí-la"


Domenico, costurando leituras de alguns autores clássicos de nossa produção literária – Darcy Ribeiro, Caio Prado Jr., Sérgio Buarque e Gilberto Freyre são nomes comuns no livro – entende que o modelo brasileiro de sociedade que deve ser proposto para o resto do mundo é baseado na nossa miscigenação cultural, sincretismo religioso e a maneira pacífica – porém consistente – com que costumamos resolver os nossos problemas.

Quer saber mais sobre isso? Clique aqui


Fonte : Reprodução do texto de Cauê Marques do site Brasilpost

Nenhum comentário: