quinta-feira, 19 de junho de 2014

Comemoração da vitória belga, lançamento do vídeo do hino dos diabos e o drama da comemoração

Na última terça-feira, 17 de junho, a Bélgica fez sua estréia na Copa do Mundo.
Uma partida "à la francesa", pois 10 dos titulares e 6 do banco de reserva são jogadores nascidos na França que possuem dupla nacionalidade argelina e francesa.
Logo no início da partida, o calor ou mormaço brasileiro afetava nitidamente os jogadores belgas, que naquele momento faziam uma apresentação longe do esperado em "Bel Zonte", como dizia o comentarista belga da tv RTBF.
A equipe, que tem 7 de seus jogadores jogando em clubes da Inglaterra, ficou completamente perturbada após o pênalti marcado aos 22 minutos do primeiro tempo a favor dos Argelinos.
Já no segundo tempo, os diabos vermelhos mais refrescados, voltaram e uma substituição (Fellaini) marcou o desenrolar da partida que tinha tudo para terminar mal.
Com um passe de De Bruyne diretamente na cabeça do cabeludo Fellaini, de costas para o gol, a Bélgica empata a partida.
A partir desse momento, os belgas jogaram com raça e garra em busca de uma vitória principalmente para o seu povo, que a 12 anos, nesta mesma data, perdia para o vencedor daquele ano, Brasil, e não mais se classificaria para os anos seguintes.
Considerada a surpresa, desde as eliminatórias, a Bélgica virou o jogo e estreiou com pé direito na competição.

Reprodução Google - Imagens

Veja imagens da comemoração na capital belga:

12 000 no telão montado perto do estágio Roi Baudouin
Reprodução Google - Imagens

Reprodução Google - Imagens


Manneken Pis amanheceu assim.
Reprodução Google - Imagens


Policias participam da festa de comemoração


 O hino dos diabos vermelhos, a música de Stromae, Ta fête, lançada no dia 03 de Fevereiro de 2014, deve seu vídeo clipe lançado estrategicamente algumas horas antes do início do jogo entre Bélgica e Argélia.

Confira aqui no blog o vídeo Ta Fête:



Mas nem tudo terminou em festa. Um torcedor belga de 41 anos de origem marroquina, que comemorava a vitória, acabou caindo de uma das estatuas dos leões em frente a Bourse (Bolsa de valores) de Bruxelas. 
Tradição perigosa sempre realizada pelos mais eufóricos, a vítima foi atendida rapidamente pelas ambulâncias que já estavam no local, porém seu estado foi informado crítico desde o momento da queda. Levado ao hospital, o homem morreu horas depois. 





Janaina Póvoa








Nenhum comentário: